Acessar, manusear,navegar na internet é relativamente fácil. Mesmo quem tem uma idade mais avançada. Conseguindo dominar o mause, facilmente conseguirá utilizar este recurso. Mas, o que preocupa é a questão humana. O Comportamento do Professor e do aluno diante desta ferramenta desafiadora.
As relações pedagógicas, a forma de pesquisar, a própria aula passa a ser mais desafiadora, pois o aluno passa não mais há só esperar informações do professor ou do livro, ele tem condições de buscar, comparar, analisar, questionar. Mas é fundamentar que o professor tenha a atenção e o zelo para que o aluno tenha condições de filtrar o que pesquisou. Aliando criatividade, discernimento ética e respeito com o conhecimento produzido historicamente pela humanidade.
É necessário ir planejando e construindo, transformando uma parte das aulas no processo contínuo de pesquisa e de comunicação no qual o professor equilibra o planejamento e criatividade. o professor não pode deixar as aulas soltas,, tampouco totalmente amarradas. Prever as coisas e, ao mesmo tempo, ir sentindo o momento, as circunstâncias, ligar o conteúdo à vida. Planejar as aulas é, ao mesmo tempo, construí-las com processos participativos. É o nosso desafio.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm#ens
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário